BRITEIROS2: O pleno emprego <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, maio 25, 2005

O pleno emprego

Milton Friedman defendia que o pleno emprego não pode ser alcançado através de meios de regulamentação estatais, que distorcem os mecanismos do mercado para a determinação dos preços, dos salários, dos investimentos e da distribuição do trabalho remunerado. Friedman dizia ainda que qualquer política monetária ou fiscal que tente colocar a taxa de desemprego em níveis aceitáveis só conseguiria elevar a inflação. Em vez disso, os governos deveriam adoptar um plano de emprego baseado no livre mercado, reduzindo a intervenção do Estado burocrático. Só a livre concorrência garantiria um nível elevado e prolongado de emprego.
A ideologia do livre mercado exerceu grande influência nas políticas governamentais a partir dos anos oitenta, inicialmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas foi logo absorvida por outros governos. Porém, exceptuando-se algumas “ilhas”, onde o desemprego realmente caiu, as medidas liberais adoptadas não reduziram o desemprego e só contribuíram para aumentar as desigualdades sociais existentes.

Os actuais índices de desemprego questionam a viabilidade das acções liberais. O austríaco André Gorz afirma que vivemos uma era de desemprego em massa e que o desenrolar dos acontecimentos irá alterar a estrutura do trabalho, fazendo com que os trabalhadores se dividam em três categorias: uma aristocracia privilegiada de “trabalhadores com estabilidade”, com emprego permanente, e duas outras categorias, formando uma “não-classe de trabalhadores”, que compreenderá os permanentemente desempregados, condenados à pobreza e à ociosidade, e um número crescente de trabalhadores “temporariamente empregados” em ocupações de baixa especialização, sem nenhuma segurança no emprego e nenhuma identidade de classe definida.

Em conclusão, as medidas liberais aumentam o desemprego e a má distribuição dos rendimentos. A manutenção dessas medidas e a consequente manutenção das desigualdades sociais criará certamente um terreno fértil para os nacionalismos exacerbados, o terrorismo e os conflitos em geral.

:: enviado por JAM :: 5/25/2005 12:06:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário