BRITEIROS2: Tributo a Carlos Paredes <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Tributo a Carlos Paredes

Carlos Paredes nasceu em Coimbra, a 16 de Fevereiro de 1925, e tornou–se uma referência única ao nível da composição e execução da guitarra portuguesa, tendo influenciado várias gerações de músicos. Na data em que o guitarrista completaria 80 anos, o Departamento de Cultura da Câmara de Coimbra preparou um espectáculo, que decorrerá no auditório do ISEC, a partir das 21H30, e que pretende cruzar a música, o cinema e a literatura, em torno da vida e obra de Carlos Paredes.
Serão apresentadas curtas–metragens de realizadores portugueses, que integraram o 4.º “Movimento Perpétuo”, algumas delas com música e voz de Carlos Paredes. Um dos pontos altos será o momento musical com Luísa Amaro, que acompanhou Carlos Paredes nos seus últimos 10 anos de carreira (entre 1984 e 1993), e Miguel Carvalhinho, que faz dupla com ela no trabalho discográfico “Canção para Carlos Paredes”, editado no passado mês de Dezembro. Trata–se de um CD com quatro temas inéditos de Luísa Amaro e arranjos de Miguel Carvalhinho, um álbum estreia que reflecte a ternura, dedicação e admiração profunda que este duo tem por Paredes.
Outro momento musical surgirá com Paulo Soares (guitarra portuguesa) e Rui Namora (guitarra clássica), a que se associam alunos da Escola da Guitarra, da Viola e do Fado de Coimbra da Associação dos Antigos Orfeonistas do Orfeon Académico.
No espectáculo serão lidos textos extraídos das obras “O Menino que se apaixonou por uma guitarra - Carlos Paredes” e daquele que foi o 3.º “Movimento Perpétuo” - “Textos para Carlos Paredes”, por José Jorge Letria.

Viriato Teles, em Julho de 1998, escrevia assim sobre Carlos Paredes:
Carlos Paredes é daquele género raro de seres que praticam as relações humanas segundo uma ideia ideal que passa por uma ilimitada vontade de compreender, de olhar as pessoas dentro dos olhos, conhecê-las, gostar delas. Um grande respeito pelos outros. Eis o que faltou às utopias, mas nunca deixou de estar presente na vida, na música e nos gestos de Paredes. É nesse mundo de Amigos que se respeitam e se amam, que vive Carlos Paredes; é desse mundo, onde a Verdade e o Prazer caminham de mãos dadas, que nos ilumina com a grandeza simples dos sons que só ele sabe inventar.

:: enviado por JAM :: 2/16/2005 12:02:00 da manhã :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário