BRITEIROS2: Um brasileiro na Suécia <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Um brasileiro na Suécia

Já vai para 18 anos que estou aqui na Volvo, uma empresa sueca. Trabalhar com eles é uma convivência, no mínimo, interessante. Qualquer projecto aqui demora dois anos para se concretizar, mesmo que a ideia seja brilhante e simples. É regra. Nos processos globais então, causa em nós (brasileiros, americanos, australianos, asiáticos), aflitos por resultados imediatos, uma ansiedade generalizada. Porém, o nosso sentido da urgência não surte qualquer efeito neste prazo.
Os suecos discutem, discutem, fazem “n” reuniões, ponderações... E trabalham num esquema bem mais “slow down”. O pior é constatar que, no final, acaba sempre dando certo no tempo deles, com a maturidade da tecnologia e da necessidade: bem pouco se perde aqui...
E vejo assim:
1. O país deles é do tamanho de São Paulo;
2. Tem 2 milhões de habitantes;
3. A sua maior cidade, Estocolmo, tem 500.000 habitantes (compare com Curitiba que somos 2 milhões);
4. Empresas de capital sueco: Volvo, Scania, Ericsson, Electrolux, ABB, Nokia, Nobel Biocare,... Nada mal, não? Para ter uma ideia, a Volvo fabrica os motores propulsores para os foguetes da NASA.
Digo para os demais, nestes nossos grupos globais: os suecos podem estar errados, mas são eles que pagam os nossos salários.

Entretanto, vale salientar que não conheço um povo, como povo mesmo, que tenha mais cultura colectiva do que eles... Vou contar para vocês uma breve, só para dar a noção:
A primeira vez que fui para lá, em 90, um colega sueco vinha buscar-me ao hotel todas as manhãs. Era Setembro, frio leve e neve. Chegávamos cedo à Volvo e ele estacionava o carro bem longe da porta de entrada (são 2000 funcionários de carro). No primeiro dia não disse nada, no segundo, no terceiro... Depois, com um pouco mais de intimidade, numa manhã perguntei:
“Você tem lugar marcado para estacionar aqui? Notei que chegamos cedo, o estacionamento vazio e você deixa o carro lá no final...” e ele me respondeu simples, assim:
“É que chegamos cedo, então temos tempo de caminhar – quem chegar mais tarde já vai estar atrasado, melhor pois que fique mais perto da porta. Você não acha?
“Olha a minha cara! Ainda bem que tive esta na primeira... Deu para rever bastante os meus conceitos”.

:: enviado por JAM :: 2/04/2005 11:28:00 da tarde :: início ::
5 comentário(s):
  • Ola! li e gosti do que voce escreveu.
    Permita-me me apresentar:
    Meu nome é Marisa. Sou de Curitiba. Atualmente fazendo doutorado na UFSC (Florianópolis).
    Pretendo visitar um pesquisador na Suecia
    :The School of Pure & Applied Natural Sciences, University of Kalmar
    SE-391 82 Kalmar, Sweden

    Pois trabalho com custo-beneficio do aproveitamento dos residuos industriais e o desenvolvimento de novos materiais.
    peço, por gentileza, envie-me um
    E-mail:
    marisa@ufpr.br
    marissacwb@yahoo.com.br
    MSN: rhuama2004@hotmail.com
    Skype: marisactba

    Agradeço.

    De Anonymous Anónimo, em 26/7/08 14:58  
  • Ola!!
    li e gostei muito do seu comentaria a respeito!!
    me apresentando,
    Meu nome Rafael, sou de Santa Catarina- Criciuma, no momento moro em Londres, minha namorada e sueca e ja conheci muitos de seus amigos e conconrdo com o que vc disse, eles realmente sao um povo muito coletivo, ate entao estou indo morar ai na Suecia, estou indo na segunda semana de maio 10/05/09, nao conheco nada ai, a nao ser minha namorada e seus pais e irmaos heuehe....
    gostaria muito de ter amizades ai com pessoas da nossa terrinha Brasil,
    como vc ja mora ai por um bom tempo gostaria muito de trocar ideias, se poder me ajudar te agradeco desde ja !!!
    Atenciosamente Rafael !!! 06/03/09
    meu endereco de e-mail
    rafaelfrassonmf@hotmail.com

    De Anonymous Anónimo, em 6/3/09 20:27  
  • Oi! Vejo que o que você relatou é uma característica bem do povo do norte europeu. Moro há 16 anos na Alemanha e o processo aqui é o mesmo: nada funciona sem antes um planejamento de pelo menos 1 ano, e olhe lá, achando bom!
    Sou de Natal, Rio Grande do Norte e trabalho aqui dando aulas de português e cursos de relaxamento(curso feito aqui na Alemanha).

    De Anonymous Cecilia Spatz, em 6/6/09 20:05  
  • Ola esse é meu email (andresilveira_souza@hotmail.com) tenho uma grande duvida sobre esse pais e acho que vc poderia me ajudar, meu nome é André e moro em Porto Alegre, enfim... sem mais, Grato!!!

    De Blogger Unknown, em 10/4/10 14:51  
  • ola gostei do seu comentario pois estive ai 20 dias em kalmar e nao consegui nada estava buscando trabalho e nao consegui mais gostei muito das pessoas de por ai creio que vou tentar outra vez porque tambem tenho nacionalidade española e isso e uma grande vantage voce podia darme algumas informaçoes obrigado thau boa sorte.

    De Anonymous Anónimo, em 21/12/10 09:56  
Enviar um comentário