BRITEIROS2: O Clube da Gargalhada <$BlogRSDUrl$>








quarta-feira, dezembro 22, 2004

O Clube da Gargalhada

O Clube da Gargalhada tem por objectivo espalhar a alegria. A técnica é simples: não se contam piadas, mas ensinam-se as pessoas a rir de si mesmas. A intenção é rir sem motivo, rir dos reversos da vida. De acordo com os especialistas, o riso libera endorfina, substância química responsável pela felicidade, melhorando a nossa qualidade de vida. As crianças são mais felizes porque riem até 400 vezes por dia, enquanto os adultos o fazem apenas quinze vezes, em média.
Hasya, em sânscrito, significa gargalhar. Desta forma, o Hasya Yoga consiste em gargalhar em grupo, utilizando a técnica do yoga. A prática foi desenvolvida na Índia por Madan Kataria, um médico de Mumbai. Desde 1998, no primeiro domingo do mês de Maio é comemorado o Dia da Gargalhada e, nos quatro cantos do mundo, milhares de pessoas reúnem-se para espalhar a alegria de gargalhar.
As sessões intercalam risadas com respiração, os pranaiamas (exercício da respiração do yoga tradicional). As técnicas levam nomes de posições de yoga, como a gargalhada do leão, um exercício onde as pessoas riem com a boca e os olhos bem abertos. As pessoas são estimuladas a rir, mesmo que seja forçado. Dessa forma, faz-se uma reprogramação neurolinguística que induz a alegria até que a risada saia naturalmente. É simulando que se aprende.
Em certos países europeus o yoga da gargalhada já chegou às empresas. Ao rir, as pessoas diminuem o stress e aumentam a produtividade e a qualidade do trabalho. Por fortalecer o sistema imunológico, o funcionário adoece menos e a empresa diminui as faltas ao trabalho. Existem mais de 800 clubes da gargalhada espalhados pelo mundo, que também realizam actividades em prisões, asilos e hospitais.
Para quem deseja aprender a rir sozinho, aqui fica uma técnica simples: Tire uns 5 minutos por dia para rir de si mesmo, dos seus erros, das suas dificuldades e vá aumentando gradualmente o exercício, dizendo em voz alta ho, ho, ho, ho, ..., há, há, há, há,... Conseguirá assim alcançar o mantra da gargalhada.

:: enviado por JAM :: 12/22/2004 03:21:00 da tarde :: início ::
0 comentário(s):
Enviar um comentário