BRITEIROS2: Coreia do Norte ou afinal o futebol é mesmo importante <$BlogRSDUrl$>








sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Coreia do Norte ou afinal o futebol é mesmo importante

Alguns especialistas em assuntos da Coreia do Norte ligam o inesperado anuncio de ontem de que o país possui armas nucleares (inesperado pelo timing, não o pelo facto em si, de que já se suspeitava há algum tempo) à derrota da selecção de futebol norte coreana no Japão. Não se riam porque o assunto é sério.
Na verdade, nestes últimos tempos, não houve qualquer acontecimento especial que pudesse justificar uma declaração desta gravidade. Não houve, da parte dos EUA ou do Japão ou da Coreia do Sul qualquer declaração que ameaçasse a Coreia do Norte. Algumas tentativas de explicação que li como a aproximação do aniversário de Kim Jong’Il, o Ano Novo Chinês ou ainda as declarações que ligam plutónio encontrado na Líbia à Coreia do Norte, parecem-me algo rebuscadas. Provavelmente a verdade é mais comezinha: perderam um jogo de futebol e reagiram como a miudagem nos recreios da escola “perdemos na bola mas temos uma bomba, nah nah nah. Bem feito !”.
Sei que parece absurdo mas o que é certo é que a imprensa norte coreana (enfim ... imprensa quer dizer o jornal oficial) exacerbou ao máximo este jogo. Seria a demonstração da superioridade do “comunismo” em relação aos inimigos, capitalistas e imperialistas, japoneses. Uma espécie de combate final entre o “futuro” e a “decadência”. Perante a humilhação da derrota, os dirigentes norte coreanos tiveram a reacção da demência, passaram-se.
O Mundo tem aqui um problema complicado.
Há que negociar. Mas negociar o quê? Os dirigentes da Coreia do Norte não se limitam a pedir o que é normal nestes casos: petróleo, dinheiro, comida, essas coisas. Não. Os dirigentes da Coreia do Norte exigem também respeito. Repito: respeito. Não querem continuar a ser tratados como um grupo de alucinados que o resto do planeta teima em fechar nesse gigantesco manicómio em que se tornou a Coreia do Norte.
O Mundo tem reagido até agora um pouco como o que se faz com os doentes mentais graves. Sabemos que existem, sabemos que podem ser perigosos mas não sabemos como os havemos de curar e portanto preferimos ignorá-los e mantê-los o mais longe possível da sociedade. Só que é cada vez mais evidente que não o poderemos fazer para sempre e esperar que o regime caia por implosão.
Dialogar apenas por dialogar significa encorajar outros governantes a fazer o mesmo. Numa coisa a Coreia do Norte tem razão: não há nada como uma bomba atómica para pôr o resto do mundo em respeito. Por outro lado, utilizar a força seria pôr em risco a vida de milhões de pessoas. Apesar da declaração de ontem, não se tem a certeza de que a capacidade nuclear realmente existe mas, com um regime tão fechado e lunático, ninguém está disposto a arriscar.
É aqui que a China poderá ter um papel importante. Os chineses são praticamente único país que fornece oxigénio à Coreia. São responsáveis por 85% do fornecimento de petróleo e de quase todas as trocas comerciais. Embora olhem com desconfiança e mal-estar os vizinhos coreanos, nada fazem para mudar o regime. Talvez tenha chegado o momento de o resto do mundo pedir à China que seja algo mais do que a grande promessa de salvação da economia mundial e que seja também um protagonista activo nas mudanças na Coreia do Norte.
Claro que a China está muito pouco interessada em desestabilizar uma região já em si complicada e arriscar-se a receber, em troca, 2 ou 3 milhões de refugiados. Mas se for um pouco pressionada no que realmente conta - o porta-moedas – pedindo-lhe contrapartidas políticas de responsabilidade na resolução de problemas regionais em troca da abertura comercial, talvez alguma coisa possa mudar na Coreia. Para bem dos Coreanos e de todos nós.
Se não, o mundo será um lugar cada vez mais perigoso.

:: enviado por U18 Team :: 2/11/2005 10:45:00 da tarde :: início ::
2 comentário(s):
  • Sem querer defender esses lunáticos da Coreia do Norte, atrevo-me a perguntar:
    1º- A(s) sua(s)bomba(s)é ou são mais sujas que as americanas,israelitas,russas,etc?
    2º- Não estarão a fazer o mesmo que os USA fazem,há anos,com o mundo inteiro- CHANTAGEM!!!
    3º- Se as usam ou não, estaremos para ver. Mas...o que já vimos foi... HIROXIMA E NAGASAKI!!! Ou não!!!

    De Anonymous Anónimo, em 12/2/05 14:34  
  • Se a coreia nao estive-se com a bomba estaria na mesma situacao que o iraque agora. Eu apoio a coreia

    De Anonymous Anónimo, em 2/4/08 17:37  
Enviar um comentário