BRITEIROS2: Reforma da Administração Pública <$BlogRSDUrl$>








sábado, fevereiro 12, 2005

Reforma da Administração Pública

Tema candente dos debates de técnicos e pensadores, nestes últimos tempos, esta temática, dado o peso da administração pública portuguesa, é determinante para a criação de um estado humano, mas competitivo. De despesa a mais-valia, como transformar a nossa Administração Pública?
Os comentários de todos são benvindos.
Comente.

:: enviado por RC :: 2/12/2005 02:36:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
  • Ainda bem que lançaram este tema. Como leitor assíduo do Briteiros penso que esta nova secção é um bom contributo para um debate profícuo na blogosfera. No meu entender, uma Função Pública eficaz, não só é um dos pilares que garante o Estado Moderno e civilizado, como pode ser um factor de desenvolvimento e de riqueza.

    Então aqui seguem as minhas sugestões:

    1º - Análise sistemática dos procedimentos administrativos dum ponto de vista pragmático e objectivo.
    2º - Explicitação de todos, mas mesmo todos, os passos necessários à circulação de informação e formação de decisões ou despachos.
    3º - Análise de custos rigorosa de todas as modificações nos procedimentos.
    4º - Aproximação tão grande quanto possível entre o cidadão requerente e o decisor que despacha. À semelhança de outros países, qualificar o funcionário público para não só atender o cidadão, mas também para dar despacho imediato às suas solicitações, quando possível.
    5º - Do ponto anterior decorre a necessidade de romper a cadeia ineficaz de circulação de papel e de diluição de responsabilidade.
    6º - Poder-se-ia assim criar uma definição clara de responsabilidades, por isolamento de competências e capacidade decisória, de modo a permitir uma eficaz avaliação de desempenho dos agentes do estado.

    Continuem o bom trabalho.

    De Anonymous Anónimo, em 13/2/05 14:25  
Enviar um comentário