sábado, fevereiro 12, 2005
Reforma da Administração Pública
Tema candente dos debates de técnicos e pensadores, nestes últimos tempos, esta temática, dado o peso da administração pública portuguesa, é determinante para a criação de um estado humano, mas competitivo. De despesa a mais-valia, como transformar a nossa Administração Pública?
Os comentários de todos são benvindos.
Comente.
Comente.
:: enviado por RC :: 2/12/2005 02:36:00 da tarde :: início ::
1 comentário(s):
-
Ainda bem que lançaram este tema. Como leitor assíduo do Briteiros penso que esta nova secção é um bom contributo para um debate profícuo na blogosfera. No meu entender, uma Função Pública eficaz, não só é um dos pilares que garante o Estado Moderno e civilizado, como pode ser um factor de desenvolvimento e de riqueza.De , em 13/2/05 14:25
Então aqui seguem as minhas sugestões:
1º - Análise sistemática dos procedimentos administrativos dum ponto de vista pragmático e objectivo.
2º - Explicitação de todos, mas mesmo todos, os passos necessários à circulação de informação e formação de decisões ou despachos.
3º - Análise de custos rigorosa de todas as modificações nos procedimentos.
4º - Aproximação tão grande quanto possível entre o cidadão requerente e o decisor que despacha. À semelhança de outros países, qualificar o funcionário público para não só atender o cidadão, mas também para dar despacho imediato às suas solicitações, quando possível.
5º - Do ponto anterior decorre a necessidade de romper a cadeia ineficaz de circulação de papel e de diluição de responsabilidade.
6º - Poder-se-ia assim criar uma definição clara de responsabilidades, por isolamento de competências e capacidade decisória, de modo a permitir uma eficaz avaliação de desempenho dos agentes do estado.
Continuem o bom trabalho.